Mercado: Trailblazer 2015 ganha motor com injeção direta



O Trailblazer chega à linha 2015 com diversas melhorias, como o acabamento interno mais refinado e a suspensão recalibrada. Outra novidade está no Powertrain, começando pelo motor 3.6L HFV6 a gasolina, que ganhou tecnologias como a injeção direta de combustível que deixaram o conjunto ainda mais potente e econômico.


São 277 cavalos.  Além disso, o Trailblazer recebeu nova calibração da transmissão automática, o que proporcionou trocas de marcha ainda mais suaves.


Por dentro, o modelo 2015 sofistica-se ao adotar forração de couro bicolor para os bancos e painel com detalhes em preto brilhante uma tendência entre carros de luxo.

O maior nível de sofisticação também pode ser percebido por meio do sistema de isolamento acústico reforçado e pelo novo acerto da suspensão, que deixou o veículo, inclusive, mais prazeroso de guiar.
Essas mudanças também são extensivas à versão turbodiesel.


Além de uma opção 2.8L turbodiesel com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, o Trailblazer é ofertado com a nova geração do propulsor 3.6L HFV6, que incorpora, entre outras tecnologias, injeção direta de gasolina SIDI Spark Ignition Direct Injection.

Inédito em modelos nacionais do segmento, esse sistema permite ao motor trabalhar com uma maior eficiência volumétrica, pois o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, gerando uma economia de 4% de consumo de combustível.

O propulsor passa a contar também com quatro comandos de válvulas continuamente variáveis, bloco em alumínio com ferro fundido nodular, pistões em alumínio com pino flutuante e resfriamento por jatos de óleo, além de coletor de exaustão integrado ao cabeçote.

Com isso, o torque foi de 33,5 kgfm para 34,5 kgfm, enquanto a potência saltou de 239 cv para 277 cv, um ganho de aproximadamente 38 cv. Outra vantagem de todas essas inovações está na redução do consumo de combustível e dos índices de emissões de poluentes.

"O motor 3.6L HFV6 traz o que há de mais moderno no mercado global para propulsores aspirados, incluindo coletor de admissão em plástico e coletor de escapamento integrado ao cabeçote", diz Paulo Riedel, diretor de engenharia de Powertrain da GM.

Destaque para os quatro comandos de válvulas continuamente variável, que otimizam o desempenho do motor conforme a necessidade do veículo, para os pistões em alumínio com pino flutuante de menor massa e atrito e para o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, que favorece o rápido aquecimento do catalizador, reduzindo as emissões.

Um gráfico no computador de bordo do carro é um auxilio extra para o motorista guiar de forma mais econômica.
Outra particularidade da segunda geração do motor 3.6L HFV6 da Chevrolet é o bloco em alumínio com camisas em ferro fundido nodular. Essa característica aumenta a vida útil do motor e facilita a manutenção.


Em função da maior potência e do torque do motor, a transmissão automática de seis velocidades recebeu nova calibração, permitindo uma condução ainda mais suave, além de acelerações e retomadas mais vigorosas.
O Trailblazer passou também por evoluções dinâmicas. O SUV teve a suspensão dianteira recalibrada com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças promovidas estão nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em pisos irregulares.

Essa sensação de requinte também é notada pelo silêncio na cabine, que recebeu um novo pacote de isolamento acústico.

Oferecido em versão única de acabamento LTZ, o Trailblazer vem completo de série. Entre os itens de segurança destacam-se os airbags laterais e de cortina, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade TC e ESP e o controle de balanço de reboque TSC, que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.


A lista inclui Assistente de Partida em Rampas Hill Start Assist, que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida Hill Descend Control, que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança.

Banco do motorista com regulagens elétricas e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS e câmera de ré completam a relação.

da Redação | 05/11/2014 23:00:00

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