Mercado: Honda lança HR-V

   

    O novo Honda HR-V chega ao mercado nesta semana. O lançamento  apresenta as linhas características de um coupé esportivo combinadas à força e postura robusta de um SUV e ao espaço interno e funcionalidade de uma minivan. Com alto nível de sofisticação e tecnologia, que o posicionam em categoria superior, o modelo chega ao mercado nacional com preço inicial de R$ 69.900, em três versões LX manual e CVT, EX e EXL CVT - os valores podem variar conforme a região do país.

A primeira característica que impressiona ao entrar no veículo é o design esportivo da cabine, com console central elevado. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir.

Na versão EXL, os bancos possuem revestimento em couro e o ar­condicionado é digital com comandos touch screen. Nessa configuração top de linha, o HR­V traz um dos mais modernos sistemas multimídia do mercado, que permite o espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7" multi touch screen.

Essa unidade possui software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país - inicialmente, São Paulo SP, Rio de Janeiro RJ, Brasília DF e Belo Horizonte MG. O hardware possibilita a conexão Wi­Fi via hotspot com o uso de browser para acesso à internet quando o veículo não estiver em movimento, além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo, incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Todas as versões são equipadas com HFT Hands Free Telephone, por meio de um comando no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao receber uma chamada.
O HR­V possui tração dianteira e o propulsor i­VTEC 1.8 SOHC, que adota o sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente, além de performance com economia de combustível.
Além da opção de transmissão manual com seis velocidades exclusiva para a LX, a versão de entrada conta com a CVT. Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que a top de linha ainda possui paddle shift aletas no volante e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica. Completando a experiência de pilotagem, a sensação de segurança que se espera ao embarcar em um SUV está garantida pela posição de direção elevada.

Entre os diferenciais, o HR­V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico EPB, de série. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado, mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.

Toda  a linha HR­V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA Vehicle Stability Assist e o sistema de direção MA­EPS Motion Adaptive Electric Power Steering. Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA Hill Start Assist, assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS antitravamento e EBD distribuição de frenagem também é item de série.

Na versão EXL, o SUV ainda traz retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.

da Redação | 24/03/2015

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento