Proprietários de veículos têm 5% de desconto até o dia 10

Contribuintes que possuem veículos com as placas de final 8 e 9 têm até esta quarta-feira 10.05 para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA com 5% de desconto. Entre os dias 11 e 22 de maio o desconto será de 3%. Os descontos são concedidos aos pagamentos realizados em cota única. Para consultar a tabela e o calendário de pagamento do IPVA, clique aqui. https://www.sefaz.mt.gov.br/portal/Tributario/IPVA/MenuIPVA.php.

Outra opção para pagamento do imposto é o parcelamento. Neste caso, o contribuinte pode parcelar o valor do débito em até três vezes mensais, iguais e sucessivas, desde que o valor por parcela não seja inferior a R$ 259,76 duas UPF/MT. O parcelamento pode ser solicitado até o dia 22 de maio e a primeira parcela deverá ser quitada dentro do mês do vencimento.

Entre os dias 23 e 31 de maio, o imposto deverá ser quitado integralmente e em cota única. Após este prazo, passam a incidir juros e multas, que são calculados baseado no valor do imposto corrigido monetariamente.

A guia de recolhimento deve ser emitida no Portal da Sefaz https://www.sefaz.mt.gov.br/portal/Tributario/IPVA/MenuIPVA.php, no menu IPVA. O pagamento pode ser efetuado mediante a apresentação do Documento de Arrecadação DAR junto às agências ou postos de atendimento das instituições financeiras autorizadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú; bem como nas casas lotéricas.

Segundo informações da Sefaz, o recolhimento do imposto é feito com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Fipe, que aponta redução média de 4,5% para automóveis, 3,9% para camionetas e utilitários, 8% para caminhões, 5,8% para ônibus e microônibus e 2,3% para motos e similares.

Sefaz | 08/05/2017

Últimas notícias

09/12/2021

Mercado: VW up! 2021 chega às lojas

29/12/2020

Mercado: Licenciamento e Certificado de Registro de Veículo são unificados

17/12/2020

Mercado: Nissan responde dúvidas sobre carro elétrico em série de vídeos

16/12/2020

Trânsito: Detran-MT mantém serviços de forma on-line ou por agendamento