Mercado: Audi lança o R8 Spyder V10 plus



O Audi R8 Spyder V10 plus da Audi Sport é o modelo conversível de produção de série mais rápido da marca. Seu inconfundível motor central V10 de 610 cv oferece um desempenho intenso e alimenta a tração quattro integral permanente. O modo desempenho, os assentos do R8 e muitos componentes feitos de polímero reforçado com fibra de carbono são itens de série e distinguem este carro esportivo de alto desempenho, com o seu exclusivo acabamento em pintura verde micrommata, conferindo-lhe um visual ainda mais inovador.


"O Audi R8 Spyder V10 plus completa a linha do modelo R8", disse Stephan Winkelmann, Diretor-Gerente da Audi Sport. "O Spyder agora também está disponível como uma versão topo de linha de 610 cv, além do coupé. Ele aproveita os nossos muitos anos de experiência em automobilismo e combina uma dinâmica de tirar o fôlego com a emoção de um carro esporte conversível", completa.


Com um giro incrivelmente alto de até 8.700 rpm, capacidade de resposta instantânea e um impressionante e volumoso som, o motor central V10 do novo R8 Spyder Plus é um objeto de desejo. Com 610 cv e torque máximo de 560 Nm a 6.500 rotações por minuto, é o motor de produção de série mais potente da marca. Em comparação com o do Audi R8 Spyder V10, o motor aspirado de 5.2 FSI, com uma alta taxa de compressão 12,7:1 da versão plus, ele possui uma potência 70 cv maior.


Como resultado, o modelo topo de linha chega a 100 km/h em 3,3 segundos - 0,3 segundos mais rápido - e atinge uma velocidade máxima de 328 km/h, em um aumento de 10 km/h. Cada cv só tem que movimentar 2.78 quilos.


Na parte de trás do V10 está um câmbio S tronic de sete marchas de ação ultrarrápida. A transmissão esportiva de dupla embreagem e relação curta enviam a potência para o sistema de transmissão quattro no eixo dianteiro por meio de um eixo cardã. Seu componente principal é uma embreagem multidisco ativada eletro-hidraulicamente e resfriada a água para desempenho máximo. Dependendo da situação de condução, a distribuição do torque do acionamento pela embreagem é completamente variável e, em casos extremos, envia até 100% a um dos eixos. Um bloqueio mecânico do diferencial traseiro proporciona uma tração confiável e dinâmica máxima. O gerenciamento da embreagem está integrado ao sistema dinâmico de seleção de condução da Audi, que oferece ao motorista uma escolha entre os modos conforto, automático, dinâmico e individual. O modo desempenho de série inclui os programas de piso seco, molhado e com neve. Eles adaptam as características do sistema de transmissão e da suspensão ao coeficiente de atrito da estrada.

Todas as quatro rodas do Audi R8 Spyder V10 plus são acionadas por meio de uma suspensão de duplos braços de alumínio - esta solução demonstra a proximidade do modelo ao automobilismo. A configuração é firme e a direção hidráulica eletromecânica oferece a combinação específica ideal de precisão, comando e comportamento confiável em alta velocidade de um carro esportivo. A direção dinâmica com relação variável está disponível como equipamento opcional. Ela aumenta a capacidade de resposta do carro em todas as velocidades, proporcionando características de curvas de alto desempenho e um comportamento de direção rápida. Ela compensa por meio de pequenos impulsos no limite das curvas para melhorar ainda mais a estabilidade.


A Audi monta um mix de pneus nas rodas de alumínio forjadas de 19 polegadas de série - 245/35 na frente, 295/35 na traseira. Os grandes discos de freio - diâmetro de 380 milímetros na frente e 356 milímetros na traseira - são fabricados de um compósito de cerâmica e fibra de carbono extremamente durável, resistente à temperatura e leve.

O Audi Space Frame multimaterial forma a forte espinha dorsal do R8 Spyder V10 plus. Ele combina componentes de alumínio com de polímero estruturalmente integrado com fibra de carbono. Este é um fator decisivo para o baixo peso desse carro esportivo conversível de alto desempenho. Vazio e sem motorista, pesa apenas 1.695 kg; o peso sem combustível é de apenas 1.587 kg - outros 25 kg a menos do que o Audi R8 Spyder V10. O peso mais baixo é alcançado com os assentos do R8, bem como com o sistema de freio carbono-cerâmico e as rodas forjadas de liga leve.

Já estão sendo aceitas encomendas para o Audi R8 Spyder V10 plus e os primeiros carros serão entregues em setembro na Europa. Portanto, no Brasil, a sua comercialização está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

da Redação | 16/06/2017

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